Unhas feitas em casa, mas com jeito de salão

Olá, Petites!! Tudo bem?

Eu acredito que a grande maioria das moçoilas gostam de estar com a manicure em dia, não é mesmo?

unha-feita

Infelizmente não é sempre que dá pra ir ao salão ou, logo após fazer, as unhas às vezes já começam a ficar feias de novo.

Faz muito tempo que eu faço, com bastante frequência, as unhas em casa. Como geralmente aos sábados eu tinha alguma atividade de Maria e sempre muita, mas muita louça pra lavar, comecei a fazer as unhas em casa aos domingos para que elas estivessem decentes durante a semana.

Eu acho libertador fazer as unhas sem precisar sair de casa, e no dia e horário em que eu estiver disposta, e não à mercê da agenda da manicure.

Primeiro, tenha em mente que nas primeiras vezes, pode ser que não fiquem tão boas assim, mas a prática leva à perfeição e acredite, que um dia de apuros, vai valer a pena saber fazer bem direitinho as suas próprias unhas!

Comece montando seu kit básico: um alicate de unha de boa qualidade (nada de comprar aqueles de cabo plástico), uma espátula de inox, um desencravador de unhas, lixa, cortador, creme emoliente, algodão, acetona, esmalte, lixa de polir e base niveladora (o uso desses dois últimos itens é que garantem que as unhas fiquem com cara de salão do Morumbi!)

kit-basico-manicure

 

 

Mantenha o alicate, a espátula de inox e o desencravador sempre bem afiados. Nada de tentar afiar em casa, senão pode acabar estragando. Procure na sua cidade alguém que faça esse tipo de serviço. Aqui onde eu moro, o chaveiro faz esse tipo de serviço.

Mãos a obra!!

Etapa 1 – Hidratação

Um ou dois dias antes de fazer as unhas, faça uma boa hidratação nas cutículas. Na verdade, a hidratação deve ser feita diariamente mas caso você não tenha esse hábito, nos dias que antecedem a manicure, passe, pelo menos, umas duas vezes por dia, uma camadinha de Bepantol (ou similar) e deixe até que absorva.

Como eu sempre tive as cutículas muito ressecadas, adquiri o hábito de passar o bepantol nas cutículas várias vezes por semana. Depois que comecei a fazer isso, percebi que as peles nos cantinhos da unha reduziram consideravelmente.

hidratar-cuticula

Manteiga-Emoliente-Granado

Etapa 2 – Manicure propriamente dita

Retire o esmalte com acetona ou removedor. Para facilitar, eu costumo molhar um pedacinho de algodão e deixar uns segundos em cima da unha e também já coloco um algodão com removedor na próxima unha. Aí, é só dar uma esfregadinha que o esmalte sai com bastante facilidade.

Veja se as suas unhas estão do mesmo comprimento e, caso não estejam, corte para nivelar o tamanho.

Eu não sou uma pessoa que tem muita habilidade para cortas as unhas então, quando tenho que fazer isso, já corto bem cotoquinho para não ficarem tortas! Vale a dica se você não se importa de ficar com as unhas curtas!

Se estiverem do mesmo tamanho, lixe a unha para que fiquem com o formato desejado e também para que elas não fiquem tão fininhas nas pontas.

Unhas lixadas, coloque o creme emoliente nas cutículas e deixe os dedinhos de molho em um potinho com água (morna ou fria) por, pelo menos, 3 minutos.

Algumas loções emolientes trazem a informação que dispensam o uso de água, mas eu deixo os dedos de molho mesmo assim.

fazer-unhas-em-casa-2

Tire os dedos de molho, e seque apenas aquele que vai “trabalhar”. Mantenha os demais dedos úmidos. Se houver necessidade, vá molhando durante o processo de manicure.

Comece a empurrar as cutículas com a espátula delicadamente. Se elas estiverem devidamente afiadas, não será necessário empregar força para fazer isso com facilidade.

fazer-unhas-em-casa

Pegue o desencravador e passe por baixo da unha, e vá descendo até o meio. Isso vai fazer com que aquelas peles na lateral saiam com facilidade. Faça o processo até que não saia mais pele do cantinho. É um passo bastante importante para que elas fiquem bem feitas.

Agora, com a pontinha do alicate, vá cortando todas as peles que estão salientes. Caso tenha muita pele, comece fazendo isso pelo canto externo da unha. Comece sempre em direção dos cantos da unha para o meio. Repita o processo em todos os dedos (meio óbvio, mas não custa falar!)

tirar-cutículas

Nessa etapa, pode ser que fiquem algumas rebarbas nos dedos mas, já vamos dar um jeito nisso.

Passe a lixa niveladora tanto nas unhas como nas laterais dos dedos. Às vezes, chego a passar o lado mais fininho da lixa nos cantinhos dos dedos ligeiramente úmidos.

lixa-polidora
Lixa polidora – deixa as unhas com a superfície lisinha e também ajuda a tirar as “rebarbas” deixadas pelo alicate. 

Retire a poeira das unhas e os resquícios de creme emoliente com removedor de esmalte ou acetona.

Passe uma camada de base niveladora em cada unha e passe o palito para tirar o excesso. Deixe secar bem para aplicar o esmalte.

pintar-as-unhas
Essa imagem descreve perfeitamente a maneira correta de passar esmalte

 

Feito isso, é só limpar com o palito, com algodão e acetona.

Para as iniciantes, não recomendo usar esmaltes claros, porque eles costumam manchar.

Procure um esmalte de cor sólida para uma boa cobertura.

E lembre-se que se não ficaram perfeitas na primeira vez, é só ir aperfeiçoando. No meio do caminho você vai descobrir alguma técnica mais adequada.

Eu descobri, por conta própria, por exemplo, como tirar as rebarbas dos dedos com a lixa polidora e também a manha de tirar as peles dos cantinhos com o desencravador.

Com o tempo, você vai conhecer bastante a anatomia das suas unhas e vai adequar sua maneira de fazer as unhas.

 

Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

1 comentário

  1. Fernanda Trein

    Outros dois itens que considero essenciais são lenço removedor de esmalte, que não resseca como acetona e um “roxinho”, essas bases de acabamento que várias marcas tem. Pra mim, o roxinho é o que dá a cara de salão do Morumbi!

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s