Dignidade: Cabelo Platinado

Tá aí uma coisa que é do tipo amor bandido!

Cabelo platinado não tem meio termo: ou ele te faz sentir a diva do cinema, ou você odeia e se arrepende com todas as forças por ter descolorido.

cabelo-platinado

Nós três aqui do PP adoramos e todas nós já tivemos uma fase platinada.

Tanto para quem está pensando em platinar os cabelos, como para quem já aderiu, informação e cuidado nunca são demais, para não acabar em desastre.

O cabelo platinado nada mais é do que a descoloração total dos fios, com água oxigenada e descolorante.

Tá pensando em platinar os cabelos?  Então dá uma olhada nos cuidados antes, durante e após, e manutenção!

Cuidados pré-descoloração

O mais importante de tudo é a confiança no profissional que vai executar essa missão. Pesquise informações sobre ele, converse antes e seja franca. Ele deve tomar conhecimento se há alguma outra química no seu cabelo, sua rotina de cuidados e os produtos que você usa.

Verifique os produtos que ele usa e informe-se sobre eles.

Não omita qualquer informação do seu cabeleireiro no que diz respeito às químicas, pois há substâncias utilizadas em alisamentos que são incompatíveis com o descolorante e água oxigenada, e podem acabar resultando em corte químico.

loiro-danificado

 

Já escolheu o salão? Ótimo! Agora é contagem regressiva!

Pelo menos uns 15 dias antes da descoloração, faça as etapas do cronograma capilar nos cabelos. Isso vai garantir a reposição da fibra capilar, a hidratação e nutrição e vai minimizar os danos.

Se conseguir, fique de 1 a dois dias sem lavar o cabelo antes do procedimento. A oleosidade do couro cabeludo vai ajudar a protegê-lo. Aplique levemente um óleo vegetal no comprimento dos fios. Essa providência também vai minimizar os riscos.

No dia: Se você nunca fez descoloração, ou se já fez, mas também tem outro tipo de química no cabelo, exija um teste de mecha. Quase ninguém faz isso, mas vai mostrar se o seu cabelo vai suportar a química. 

Passou no teste de mecha? Se joga na cadeira do salão, meu bem!!

Antes de querer sair do salão tipo a Lady Gaga, é bom entender que quanto mais escuro for o seu cabelo, mais sessões de descoloração ele vai precisar pra chegar ao platinado, para que o cabelo fique esturricado.

platinado

Aqui não adianta ter pressa. Se esse for o seu caso, é necessário dar um intervalo de, pelo menos 15 dias entre uma descoloração e outra, seguindo religiosamente o cronograma capilar nesse intervalo.

Só tenham cuidado com o excesso de queratina (isso é assunto para um outro post!) Procure intercalar as reconstruções com queratina e reconstruções com aminoácidos.

Ok, já estou super loira! E agora?

platinado2

O cabelo loiro e, principalmente o platinado, é muito suscetível à alteração de cor devido à radiação do sol, acúmulo de produtos nos cabelos, poeira, etc. Até mesmo as lâmpadas fluorescentes e incandescentes podem deixar o cabelo com tom amarelado com o tempo. Essas alterações de cor ocorrem porque a estrutura do fio fica quase que totalmente desprovida de pigmentação e o contato de qualquer substância faz com  que o fio “absorva” aquela cor.

Sempre quando for escolher um shampoo, opte pelos brancos. O transparente também serviria mas, via de regra, são shampoos de limpeza mais profunda que podem acabar ressecando mais ainda os cabelos.

É constante a necessidade de uso de matizadores – seja em shampoo ou máscara – com a devida cautela, para que o cabelo não absorva tanto a cor ao ponto de chegar a ficar roxo!

Eu já usei alguns shampoos e máscaras matizadoras mas nenhuma funcionou tão bem pra mim quanto a mistura de violeta genciana e shampoo (me julguem). A vantagem de VG é que ela é baratinha e dá pra fazer o matizador tão concentrado quanto você queira.

A desvantagem dela é que não pode ser misturada na máscara ou condicionador, porque deixa o cabelo roxo e ela não é eficaz para aquele tom amarelado que é de resquício de tintura.

Atualmente, estou usando o shampoo matizador True Blonde da Glamourama, que não resseca nada os cabelos, mas não acho tão potente quanto a VG.

Minha próxima aquisição será um dos matizadores da Louro Max que, pelo que parece, são bem potentes.

Fiquei platinada, adorei, a raiz começou a aparecer! E agora?

Pois é, esqueci de dizer lá em cima que ficar platinada é como vender a alma!

Atualmente, a raiz escura ja não é um problema com o cabelo platinado, pois há técnicas com a raiz esfumada que deixam um resultado “natural” e permitem maior tempo entre uma descoloração e outra, sem que o cabelo fique com cara de vencido!

cabelo-platinado1

Por isso, a manutenção do seu loiro deve ser discutida com o seu cabeleireiro antes mesmo de fazer o procedimento.

 

Aproveitem e se joguem no platinado bafônico!!

Beijos!

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s