Sobre a Casapueblo e o meu pôr-do- sol preferido

A Casapueblo é o antigo ateliê e casa de verão do artista Carlos Páez Vilaró. Tive a chance de conhecê-la no meu último dia em Punta del Este, quando já estávamos a caminho de MontevideoMontevideo. Esse é um dos pontos turísticos mais famosos do Uruguai e era o primeiro na minha lista de lugares para conhecer por ali. Por quê? As fotos falam por si só, mas já adiciono que a história, a arquitetura fora de sério e a vista de tirar o fôlego foram os pontos chaves para a minha ansiedade.

por-do-sol-casa-pueblo-montevideo

Até o seu falecimento em 2014, Carlos Vilaró ainda morava e tinha seu ateliê no ponto mais alto da casa. Vários visitantes tiveram a chance de conhecê-lo. Imagina só que interessante? O seu acervo é muito rico! A própria Casapueblo mesmo é uma obra do artista, ele a começou como um simples cômodo feito de latas. Hoje, a construção dá lugar a um museu que relembra as obras e vida do artista, juntamente com um restaurante e hotel.

casa-pueblo-uruguay

Na hora do pôr-do- sol, acontece uma das cerimônias mais lindas que já assisti!

Vilaró tinha uma ligação muito bonita com o sol e a vida, por isso todos os dias, ao final da tarde, um poema é declamado pelo próprio artista agradecendo e se despedindo do sol até o próximo dia. Se já não bastasse toda a cerimônia ser muito emocionante, as cores do céu pareciam ser mentira – a câmera não conseguiu fazer justiça à elas! Nunca assisti nada igual.

Não sei se foi o poema, o lugar e ou a vista, mas esse acabou entrando para a minha lista de pôr-do- sois preferidos (e como o número um!).

por-do-sol-casa-pueblo-punta-ballena

A Casapueblo fica a mais ou menos 16km da Península de Punta del Este, em Punta Ballena. Basta seguir a rodovia Interbalnearia para chegar a Rambla Panoramica – existem várias placas indicando o local. A visita fica em torno de vinte a trinta reais por pessoa, e a bilheteria aceita pesos, reais e dólares. Vale muito a pena! Você pode ver mais fotos e ler um pouco mais sobre a Casapueblo no Maridx.

Até o mês que vem!


Não deixem de conhecer o blog da MarinaMarina, com várias dicas de viagens e passeios! Além disso, ela mantém uma coluna mensal de viagens aqui no Petite à Porter!

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s