Olá!
Cerveja também é coisa de mulher, sim!
A Oktoberfest está aí e sei que muitos que visitam a festa ficam perdidos quando vêem tantas opções de cervejas diferentes!
Para facilitar sua vida, fiz um mini guia cervejeiro com algumas indicações para quem quer conhecer novas opções além do chope pilsen (que na verdade é lager!).
No final tem um mini dicionário também, para você se situar nos estilos!
First things first!
Chope não é a cerveja sem ser pasteurizada! Não sei quem inventou e espalhou esse disparate! É o mesmo produto em embalagem diferente. Chope (do alemão Schoppen) é uma unidade de medida que corresponde de 300 ml.(apesar dos garçons oferecerem chope grande ou pequeno).
A Eisenbahn é a cervejaria oficial da Oktoberfest e está com bastante oferta, por isso várias recomendações:
Eisenbahn: Experimente a Oktoberfest, Strong Golden Ale, Pale Ale e Dunkel.
Baden Baden: Red Ale
Bierland: Weizen, Vienna e Ipa
Blumenau: Ainda não divulgou quais cervejas estarão disponíveis, mas se tiver a Capivara Little Ipa, não deixe de experimentar!
Das Bier: Scoth Strong Ale
_____________________________________________________
Conversamos com o Bier Sommelier Charles Ristow sobre as indicações de cervejas artesanais da nossa região:
Mini dicionário de estilos de cerveja:
Amber Lager: cerveja de baixa fermentação, de cor caraterística, o sabor é puxado para o adocicado, com um final levemente amargo e aroma maltado.
Dunkel: De cor cobre profundo a marrom escuro, apresentando traços da torrefação no aroma.
Ipa (India Pale Ale): é uma cerveja mais encorpada e de sabor mais complexo, com aroma de lúpulo bastante definido e fresco, além do amargor mais pronunciado.
Oktoberfest: É uma cerveja sazonal, tradicional da Oktoberfest de Munique. Tem aromas de cereais e leve amargor, é uma cerveja equilibrada e fácil de beber .
Pale Ale: coloração dourada a acobreada, características terrosas e herbais proveniente do lúpulo Inglês. O amargor do lúpulo é de médio a alto no aroma e sabor. Seu corpo é medianamente encorpado e o sabor e aroma do malte varia de médio a baixo.
Red Ale: De cor avermelhada, como o nome sugere, tem início adocicado, segue-se o sabor típico do malte e um fim com cereais torrados, o que lhe dá uma carácter seco.
Vienna: E originário da Áustria, de cor marrom avermelhada, tem corpo médio e um sabor suave e adocicado de malte levemente queimado. Graduação alcoólica entre 4,5 e 5,7%.
Weizen (ou Weiss Bier): São cervejas claras e opacas, onde sobressai o trigo com o qual foram produzidas, bem como sabores frutados (banana), cravo e florais. Bastante refrescantes e de graduação alcoólica moderada (entre 5 e 6%), são opacas e normalmente não filtradas. Produzem, em geral, um creme denso e persistente. É literalmente pão líquido!
Adorei a dicas! Sempre fico perdida com as cervejas. #partiu curtir a Oktoberfest com muita cerveja boa!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigado pelas dicas. Meu sonho é ir. Uma pena que este ano estará complicado, mas ano que vem quem sabe.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Além da Oktoberfest, o Festival da Cerveja em março também é ótima pedida!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Aproveite e prove cervejas diferentes! Bjos!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Nossa não sabia da existência. Deve ser interessante para atualizar minha lista de cervejas que já bebi ksksksks… papilas estão secas!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Pode deixar, bebo por ti! kkkkk
CurtirCurtido por 2 pessoas
O festival é enorme, tem cervejarias do Brasil todo! Esse foi o único ano que não fui, já que estava grávida e não sou boa de lidar com esse tipo de tentação.
Difícil é conseguir beber tudo que tem vontade! Eu vou com lista todo ano!
Bjos
CurtirCurtido por 2 pessoas
Prova as da Ihajay e Belgard no Bier vila!
Curtir