Mini guia cervejeiro da Oktoberfest Blumenau (cerveja é coisa de mulher, sim!)

Olá!

Cerveja também é coisa de mulher, sim!

A Oktoberfest  está aí e sei que muitos que visitam a festa ficam perdidos quando vêem tantas opções de cervejas diferentes!

oktoberfest-blumenau-2016

Para facilitar sua vida, fiz um mini guia cervejeiro com algumas indicações para quem quer conhecer novas opções além do chope pilsen (que na verdade é lager!).

cerveja-oktoberfst-blumenau

No final tem um mini dicionário também, para você se situar nos estilos!

First things first!

Chope não é a cerveja sem ser pasteurizada! Não sei quem inventou e espalhou esse disparate! É o mesmo produto em embalagem diferente. Chope (do alemão Schoppen) é uma unidade de medida que corresponde de 300 ml.(apesar dos garçons oferecerem chope grande ou pequeno).

 

A Eisenbahn é a cervejaria oficial da Oktoberfest e está com bastante oferta, por isso várias recomendações:

Eisenbahn: Experimente a Oktoberfest, Strong Golden Ale, Pale Ale e Dunkel.

Baden Baden:  Red Ale

Bierland: Weizen, Vienna e Ipa

Blumenau: Ainda não divulgou quais cervejas estarão disponíveis, mas se tiver a Capivara Little Ipa, não deixe de experimentar!

 Das Bier: Scoth Strong Ale

_____________________________________________________

Conversamos com o  Bier Sommelier Charles Ristow sobre as indicações de cervejas artesanais da nossa região:

“Para quem gosta de cerveja artesanal, o Bier Vila que fica na Vila Germânica é o point dos cervejeiros. 
Durante a Oktoberfest vai contar com vários chopes de cervejarias do estado de SC. Uma delas é a Cervejaria Belgard.
A Belgard é uma cervejaria cigana que vêm conseguido destaque na cena cervejeira. Suas cervejas têm muita personalidade e atitude e seus rótulos traduzem com muito bom humor a temática dos filmes de velho oeste, por exemplo homenageando Clint Eastwood (Eastwood Amber Lager) e Charles Bronson (Bronson Hop Attack IPA). Durante a oktober você pode encontrar as cervejas em garrafas e um chope especial do tipo “Oktoberfest”, a Mandic Hoptoberfest.
mandic-hoptoberfest-cervejaria-belgard
Outra grande pedida são as cervejas da Cervejaria Itajahy com destaque para as cervejas “Maré” e “Serena”.
 
Dica: durante as degustações não esqueça da hidratação. Uma boa prática é carregar uma garrafa de água junto e entre um chope e outro lembre de tomar alguns goles de água.”

Mini dicionário de estilos de cerveja:

Amber Lager: cerveja de baixa fermentação, de cor caraterística, o sabor é puxado para o adocicado, com um final levemente amargo e aroma maltado.

Dunkel: De cor cobre profundo a marrom escuro, apresentando traços da torrefação no aroma.

Ipa (India Pale Ale):  é uma cerveja mais encorpada e de sabor mais complexo, com aroma de lúpulo bastante definido e fresco, além do amargor mais pronunciado.

Oktoberfest: É uma cerveja sazonal, tradicional da Oktoberfest de Munique. Tem aromas de cereais e leve amargor, é uma cerveja equilibrada e fácil de beber .

Pale Ale: coloração dourada a acobreada, características terrosas e herbais proveniente do lúpulo Inglês. O amargor do lúpulo é de médio a alto no aroma e sabor. Seu corpo é medianamente encorpado e o sabor e aroma do malte varia de médio a baixo.   

Red Ale: De cor avermelhada, como o nome sugere, tem início adocicado, segue-se o sabor típico do malte e um fim com cereais torrados, o que lhe dá uma carácter seco.

Vienna: E originário da Áustria, de cor marrom avermelhada, tem corpo médio e um sabor suave e adocicado de malte levemente queimado. Graduação alcoólica entre 4,5 e 5,7%.

Weizen (ou Weiss Bier): São cervejas claras e opacas, onde sobressai o trigo com o qual foram produzidas, bem como sabores frutados (banana), cravo e florais. Bastante refrescantes e de graduação alcoólica moderada (entre 5 e 6%), são opacas e normalmente não filtradas. Produzem, em geral, um creme denso e persistente. É literalmente pão líquido!

Ein Prosit,
Fernanda

8 comentários

  1. Fernanda Trein

    O festival é enorme, tem cervejarias do Brasil todo! Esse foi o único ano que não fui, já que estava grávida e não sou boa de lidar com esse tipo de tentação.
    Difícil é conseguir beber tudo que tem vontade! Eu vou com lista todo ano!
    Bjos

    Curtido por 2 pessoas

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s