Roacutan, ovário policístico e acne depois dos 30

Olá!

Vou compartilhar uma história triste e verídica da minha vida:

Eu já tinha passado dos 30 e ainda tinha acne! Não eram cravinhos, uma espinha ou outra na tpm. Era acne grau 03. Era acne de sangrar no travesseiro, de não haver corretivo ou secativo que ajudasse, era acne que me dava vontade de chorar olhando no espelho.

(Além disso, vocês tem noção da quantidade de besteira que eu ouvia? Que era porque eu comia chocolate, ou não lavava o rosto o suficiente, ou devia fazer a terapia do limão ou a dieta da maçã… como seu eu não houvesse tentado de tudo! Isso só piorava a situação! Então se você tem uma amiga com esse problema, não faça pouco caso e ache que ela não lava o rosto. Mande esse post que é mais útil!)

E A POUCOS MESES PRO MEU CASAMENTO.

Até então eu já havia tentado quase tudo: do Acnase na minha adolescência, Benzac AC, Sunrox, tetralysal (esses últimos ajudaram, mas não resolveram), entre outros cosméticos e até “tratamentos caseiros”. Só não me benzi pra acne. Fui em várias, muitas dermatologistas ao longo da vida (chuto ao menos uma meia duzia), mas nunca nenhuma me prescreveu o Roacutan.

Enfim, já de saco cheio dessa sofrência com a acne, bati na porta de uma dermato famosa da minha cidade explicando minha situação triste: mais de 30 anos, ovário policístico, aquela acne medonha e casamento marcado. Eis que ela me prescreveu o Roacutan.

roacutan

Espero que desmistique algumas inverdades sobre o Roacutan e que ajude outras moças que não conseguem de jeito nenhum se livrar da acne!

Fiz o tratamento em 2013 e desde então tive casos bem isolados de espinhas (mas nunca mais inflamada e dolorida), praticamente não tenho mais cravos, mas volta e meia aparece algum mas que não chega a causar.

Valeu muito a pena fazer o tratamento com Roacutan, especialmente para quem já estava sem esperança em relação a acne. Meu único arrependimento: não ter feito esse tratamento dez anos antes.

  • O tratamento com Roacuan é caro. Bastante. Tem o exame de gravidez todo mês no laboratório, a consulta, o medicamento em si; E geralmente leva vários meses, então prepare o bolso.
  • Falando em tempo de tratamento, fiz por seis ou oito meses (não tenho mais certeza, já que foi em 2013)
  • A receita é retida. E algumas farmácias não vendem 02 caixas de uma vez só, então fique de olho caso sua dermato te dê receita para 2 caixas, pois já teve farmácia que me passou a perna (e foi uma farmácia top de Blumenau, não foi de esquina não)
  • O Roacutan começa a agir rápido, mas o tratamento pode ser um pouco longo. A vantagem é que a gente vê melhora quase “de cara”. Na minha pele começou a fazer diferença já na primeira semana;
  • A pele descasca, fica vermelha, mas isso passa melhora. Honestamente, sofri mais desconforto com o Acnase que com o Roacutan.
  • A pele fica super sensível, então ainda tem que investir em filtros e hidratantes específicos pro tratamento;
  • Se você, como eu, usa lentes de contato, estoque lágrimas. Tem que hidratar os olhos o dia todo e este foi o pior efeito colateral que eu sofri;
  • Ande com um tubo de bepantol para passar nos lábios, que é outra área que fica sensível com o uso do Roacutan;
  • Roacutan não engorda;
  • Roacutan não deixa depressiva (pelo contrário, eu fiquei bem contente que a acne começou a sumir);
  • Roacutan não dá insônia;
  • Seu cabelo vai ficar seco – não nas pontas, mas na raiz (e não foi ruim, no meu caso, que tenho o cabelo oleoso)
  • Você provavelmente vai ter que fazer algum tratamento complementar para a pele ficar zerada – no meu caso foram algumas sessões de ácido após o roacutan;
  • Talvez você tenha que tomar outros cuidados – no meu caso, descobri que leite provoca espinhas, então desde essa época eu cortei o leite da minha alimentação. E se por um acaso eu deslizo, no dia seguinte tem uma espinha para me lembrar que eu não devo fazer isso. (A relação leite x espinha é da síndrome do ovário policístico.

Eu não tenho nenhuma foto dessa época (eu evitava, né!) mas believe me, se você já tentou de tudo, converse com a sua dermatologista sobre o roacutan. Foi o que salvou minha pele da acne adulta – agora só preciso me preocupar com melasma e rugas, tá fácil!

Beijos

Fernanda

 

 

 

 

16 comentários

  1. Fran

    Olá Fernanda. Adorei ler seu texto. Eu também passei pela mesma situação que a sua, porém na adolescência. Eu tive espinha nivel 6 e entrei em depressão por isso e por outras coisas também. Muitas pessoas confundem o efeitos do Roacutan. Eu também achava que problemas emocionais, menstruais e outros eram efeitos do remédio mas não eram, eram efeitos hormônios mesmo, que eu só consegui controlar com a ajuda de um ginecologista. Roacutan também mudou minha vida, o tratamento demora demais mesmo, como você mesma disse, o meu durou uns dois anos, e cada centavo valeu muito a pena. Depois disso eu fiz um tratamento a lazer no meu rosto para tirar as “marquinhas” que para dizer bem a verdade, me incomodavam igual as espinhas. Mas deu tudo certo. Adorei também conhecer sua historia. Um beijo ;*

    http://maragutanga.wordpress.com/

    Curtido por 2 pessoas

  2. Bia Martins

    Conheço muita gente que ama roacutan e outras que passaram por situações péssimas com ele. Acho que só deve ser tomado em casos extremos, como o seu. Meu irmão teve que parar de tomar depois de alterar bastante o fígado dele. Eu como tenho o rim sensível decidi nem tentar, não tenho muitas espinhas também e nem ovário policístico. Mas que bom que te ajudou!

    beijo
    http://www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz

    Curtido por 1 pessoa

  3. Fernanda Dias

    oi minha chará! Eu também tive sérios problemas com acne, e depois de mil e um tratamentos iguais aos seus, minha dermatologista passou o Roacutan como última alternativa. Foi a minha salvação, a melhor coisa que me aconteceu. Fiz tratamento de 7 meses e fiquei livre da acne, além disso até minha produção de suor diminui. Muita gente tem medo do Roacutan, mas seguindo as orientações certinhas do médico, não há problema, ao contrário, os benefícios ultrapassam qualquer preconceito a respeito do medicamento.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Fernanda Trein

    Olá! Não é verdade? Justamente por isso resolvi compartilhar minha experiência! Fico feliz que teu resultado foi similar ao meu! Existe muito preconceito, já vli depoimento internet afora dizendo que teve vontade de cometer suicídio por causa do Roacutan. (Oi? Pessoa deve ser depressiva AND gosta de colocar a culpa em fatores externos em vez de tratar a doença). Beijos e obrigada pela visita!

    Curtir

  5. Fernanda Trein

    De fato existem outras alternativas a serem tentadas antes, e somente com recomendação médica. Bjos e obrigada pela visita!

    Curtir

  6. Fernanda Trein

    Oi Fran! Teu tratamento foi bem longo, ne! Mas como tu colocas, eu achei que valeu todo o esforço e cada centavo gasto! Até hoje eu fico maravilhada de não ter nenhuma maldita mais! Achei que fossem voltar na gravidez (por causa dos hormônios) mas nem assim!
    Beijos e obrigada pela visita!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Tatiane Bourguignon

    Olá Fernanda! Quanto tempo durou seu tratamento? Vc disse que tem ovarios policisticos, teve algum medicamento que vc tomou paralelamente ou algum que vc tem tomado desde que terminou o tratamento?

    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Fernanda Trein

    Oi Tati, bom dia! Sempre tratei SOP com anticoncepcional (ja usei vários), mas nunca melhorou a acne. Fiz o tratamento com Roacutan depois que parei de tomar. Durou cerca de 6 meses. Até hj não tomo anticoncepcional novamente. Tb cortei o leite e isso ajudou muito, mesmo com o roacutan. Na época a gineco explicou a relação entre sop e leite, mas confesso que não lembro mais. Ainda consumo derivados, mas com moderação. Roacutan mudou minha pele e a minha autoestima! Se eu soubesse, teria usado muito antes! O tratamento não é barato, mas comparado com o que eu já havia gastado ao longo dos anos… Achei justo pela solução definitiva, sabe? Espero ter te ajudado! Beijos!

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s