Cinco Dicas Sobre Punta Del Este, por Marina Menezes

Olá!

Dêem as boas vindas à Marina, autora do blog maridx.com. O blog da Mari fala de viagens, com ótimas dicas e fotos incríveis!

casa pueblo por do sol maridx

Não deixem de conhecer o blog da Mari, bem como seguí-la nas redes sociais:

Insta/Twitter: @maridx

Antes de embarcar para as férias em Punta Del Este, como toda boa turista, fiz questão de revirar esse mundo maravilhoso que chamamos de internet. Toda viagem traz experiências diferentes, então é inevitável encontrarmos várias dicas e opiniões divergentes sobre restaurantes, passeios, onde se hospedar, cultura, etc.

Clique aqui para ler mais posts sobre o Uruguay no blog da Marina!

Quando voltei, fiquei pensando em quais informações foram extremamente úteis e quais nenhum outro blog me contou antes de embarcar. Afinal, é meio impossível não ser pego de surpresa com algumas coisas, não é? Sendo assim, quando a Fê apareceu com a proposta de escrever essa coluna no seu blog, não precisei pensar duas vezes antes escrever esse primeiro post.

1. “Península, La Barra, Manantiales, José Ignácio… Não era Punta del Este?”

Uma coisa que pode te deixar um pouco confuso antes de ir a Punta del Este são esses nomes. Alguns dizem que são nomenclaturas para as diferentes praias e até ouvi gente falando que são outras cidades. A verdade é que Punta é dividida em pequenos distritos e pela Route 10 – uma avenida que passa por toda a costa, você pode conhecer todos eles.

A Península é o centro de Punta del Este, onde fica a região mais turística da cidade. São várias atrações, o Porto, a famosa escultura “Los Dedos”, a Playa Brava e a Playa Mansa. Seguindo a Route 10, nós encontramos La Barra e em seguida Manantiales, que são os distritos mais “cool” de Punta. Sou um pouco suspeita para falar, porque fiquei simplesmente apaixonada por esse lugar. São estilos fora de sério e fazem com que você se sinta dentro de uma revista de decoração, gastronomia e moda (sim, tudo ao mesmo!).

É nesses distritos que acontecem as festas mais agitadas e ficam as praias mais bonitas.

Vale a pena separar vários dias para explorar esses lugares.

Bem mais à frente na avenida, fica o pequeno vilarejo de José Ignácio. Um lugar bem tranquilo e rústico, perfeito para quem não faz questão do agito de Punta, mas da beleza e a cultura uruguaia.

jose ignacio dicas de viagem uruguay

2. Se possível, alugue um carro

Pela primeira dica, deu para perceber que é tudo mais tranquilo se você estiver com um carro, certo? Os lugares em Punta del Este são bem afastados uns dos outros. Existe transporte público e ele parece funcionar bem, mas as pessoas que moram lá costumam pedir carona na beira da estrada para irem de um distrito a outro. Não recomendo pedir caronas. Punta é um lugar seguro, mas não vamos abusar da sorte, não é?

Se couber no orçamento, não pense duas vezes antes de alugar um carro. Táxi fica mais caro. Sem contar que é simplesmente sensacional explorar a Route 10 e seus vários pedacinhos e isso fica um pouco complicado sem esse suporte.

porto punta del este dicas de viagem uruguay

3. Em Punta, as coisas acontecem tarde. E aproveitamos o dia mesmo assim.

Uma coisa curiosa sobre o costume dos uruguaios e argentinos em relação a praia é que o dia deles começa tarde. Estamos muito acostumados a irmos na praia de manhã cedinho para aproveitarmos o dia, mas em Punta del Este dificilmente você vai encontrar companhia nesse horário. Aqui o dia começa tarde e termina tarde. As pessoas dormem até as onze, vão à praia por volta das quatro, jantam às dez e as festas começam entre meia noite e duas! Muito diferente do que estamos acostumados.

Para você ter uma ideia, até os shoppings fecham por volta de uma da manhã. A cidade toda tem esse clima bem relax e sem obrigações com horários. Confesso que era tudo o que eu queria nas férias. 🙂

4. Experimente de tudo e não se assuste com o sal.

Essa é uma das dicas – aliás, curiosidade, que eu gostaria de ter lido antes de embarcar. A culinária no Uruguai por si só já leva pouco sal e recentemente o governo estipulou uma lei em que os restaurantes não podem deixar saleiros em cima da mesa. Essa é uma iniciativa muito bacana que eles têm tomado para diminuir os problemas causados à saúde pelo excesso de sal, como por exemplo, pressão alta.

carne uruguaya dicas de viagem uruguay

Sinceramente, sal para mim é uma coisa bem indiferente na comida. Não costumo sentir sua falta, a não ser que seja na pipoca ou na batata frita (quem nunca? Hehe). Por isso, fiquei um pouco curiosa quando experimentei o churrasco uruguaio. A carne em Punta (e em todo o país) é tão boa, que eles não veem necessidade em colocar muito tempero. Eles acreditam que o próprio gosto da carne já é o bastante. E acredite ou não, isso deixa a comida muito mais gostosa e saborosa.

Agora, sobre experimentar de tudo, existe alguma coisa no solo uruguaio que faz com que os vegetais plantados lá tenham um gosto extremamente rico e as vezes até doce. Acredita? Eu também não acreditei. Tive a sorte de experimentar vários deles e te digo com toda a certeza que se o Brasil importasse mais vegetais do Uruguai, eu só compraria o deles. Não deixe de provar.

5. Pesquisar, pesquisar, e pesquisar!

Essa dica pode parecer um pouco batida, mas ela é válida. Se eu não tivesse pesquisado muito sobre Punta del Este e suas várias atrações, talvez eu não tivesse tido tantas experiências bacanas por lá. Existem restaurantes para todos os gostos, passeios para todas as idades e lugares para deixar qualquer pessoa apaixonada. Não deixe de procurar os passeios que mais agradem o seu perfil de viagem, mas não deixe também de se deixar surpreender.

Os meus preferidos? São vários. Assista ao pôr-do- sol da Casapueblo, ande de bicicleta na Península, tome um café no La Linda, passeie no fim da tarde pela praia Bikini, conheça José Ignácio e o maravilhoso restaurante La Susana, coma um waffle no L’Auberge e muito mais….

casa pueblo uruguay

Uma coisa sobre o Uruguai, a beleza é de encher os olhos. Por isso, não perca a chance de conhecer e aprofundar no que esse lugar tem a oferecer.

Bem, essas são as minhas cinco principais dicas de Punta del Este! Espero conseguir ajudar. Sevocê ficou curioso e quer ler um pouco mais sobre a cidade, você pode ler mais posts aqui!

Queria agradecer a Fê por essa honra de escrever uma coluna no Petit a Porter. Eu já era fã eagora fiquei muito mais. 😉 Até o mês que vem!

4 comentários

  1. Fernanda Trein

    Eu já tinha muita vontade de viajar de carro pelo Uruguay, agora PRECISO! Quero ir em 2017, sem falta!
    Adorei as dicas, Marina! Seja bem vinda ao Petite à Porter!
    Bjos
    Fernanda

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s