ÇA VA! CULINÁRIA FRANCESA

Bonjour Petites! Estão todas bem?

Eu adoro cozinhar! Toda sexta-feira a noite aqui em casa, faço um jantarzinho romântico. Humm… delícia. Alors (então), fiquei me coçando para fazer um post sobre a culinária francesa e compartilhar tudinho com vocês. Culinária Francesa. Pratos mais conhecidos.

Separei alguns dos pratos mais conhecidos e também deliciosos para vocês. Nada de pensar na dieta! É para saborear e aprimorar o paladar.

1 – Escargot. O tão famoso e curioso (ou estranho) prato é feito de caracóis cozidos com ervas servidos na própria concha. É um prato clássico francês e existe até um talher específico para degustação do prato.

2 – Foie gras. Eu já tinha ouvido falar muito esse nome, e até fingia saber o que era… até o dia que eu pesquisei e fiquei chocada!!!! Fígado pato ou ganso engordado artificialmente, com sabor amanteigado e suave. Afff nunca provei!

3 – Sopa de cebolas. Ela pode não ser tão popular entre os brasileiros, mas é muito conhecida entre os franceses. Depois de pronta cobre-se com fatias de pão torrado e queijo gruyère ralado e vai ao forno para gratinar! Já anotei na minha listinha para fazer no inverno.

4 – Crepes. A receita é simples e até se parece um pouco com a nossa panqueca. As crepes salgadas são feitas com trigo sarraceno e as doces com farinha de trigo. O segredo é o recheio! As versões mais sofisticadas são preparadas com produtos exóticos e raros. As variações são muitas: salgados, doces, simples, recheados, abertos, enrolados ou empilhados. Tem crepe para todos os gostos!

culináriafrancesacrepe
Culinária francesa – Crepes.
recettecrepre
Receita Crepes franceses.

5 – Cassoulet. É como se fosse uma feijoada, só que francesa. hahaha  Outro prato para se degustar no inverno. É um cozido de feijão branco com carnes de frango, porco ou pato e é finalizado no forno. Segredinho: cozinhe na caçarola!

6 – Croissant. É um pequeno pão com formato de meia-lua. Massa leve e folhada. Os tradicionais são de queijo e chocolate. O que é melhor para o café da manhã  do que um croissant recém-saído do forno? Eu não imagino!

7 – Ratatouille. O prato ficou famoso pelo filme do ratinho cozinheiro. É uma mistura feita à base de legumes. Não podem faltar a berinjela e o tomate. Essa receita eu já fiz e ficou excelente.

8 – Madeleine. são típicos bolinhos amanteigados com forma de concha. São tão tradicionais na França que elas até já foram eternizadas por Marcel Proust em sua obra Em busca do tempo perdido, em que ele relata longas memórias enquanto toma seu chá e degusta sua madeleine

 

9 – Quiche Lorraine. São os deliciosos quiches com uma base excelente que pode ser apresentada com inúmeras variações como: presunto e gruyère, alho francês, legumes, pesto ou roquefort. Vale abrir um bom vinho Pinot Noir para acompanhar.

10- Profiterole. Essa é uma sobremesa que acaba com qualquer dieta! Só de olhar já fiquei com vontade de devorar. É feito de uma massa açucarada e recheada com creme, chantilly ou sorvete. A cobertura leva uma calda de chocolate. Essa iguaria foi criada a pedido da rainha Catarina de Médicis. Sorte a nossa que ela gostava de doces!

Então, vamos para a cozinha preparar algumas dessas delícias no final de semana? Aproveitem para reunir a família ou os amigos e é claro, sempre degustar aquele bom vinho!

Bon Appétit! À Bientôt!

Site de Receitas Francesas

Gisele

4 comentários

  1. Lena Rico

    Profiterole huuuummmm… Nunca comi, mas assistia um seriado que um dos personagens era viciado nisso. Eu babava de tanta água na boca enquanto assistia kkkkk
    Acho que vou procurar a receita!

    Curtido por 2 pessoas

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s