COOL HUNTING: 4Ilhas

Bonjour Petites!

Vocês já ouviram falar em PARAÍSO! É isso mesmo, esse lugar é o paraíso na terra! Praia de 4 Ilhas.

Eu era muito muito pequenininha quando fui apresentada a esse lugar mágico. Meu pai adorava organizar acampamentos com a família todos os anos, então numa dessas andanças surgiu uma praia pequena, porém única em minha vida.

Praia4ilhas
Vista aérea da praia de 4 ilhas. Canto esquerdo.

A Praia de Quatro Ilhas fica no litoral de Santa Catarina, no município de Bombinhas.  Era conhecida pelos moradores mais antigos como Praia de Fora, devido sua localização e característica de mar aberto. Se você caminhar pela praia você pode avistar as 4 ilhas que formam a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo: Ilha do Macuco, Ilha das Galés, Ilha Deserta e a Ilha do Arvoredo, a mais conhecida e visitada pelos apaixonados por mergulho.

Muitas escolas de mergulho da região fazem o “batismo”, a primeira vez do mergulho, no mar de 4 Ilhas. Há também muitos passeios de barco para visitação e mergulho livre até a Ilha do Arvoredo.

mergulho4ilhas
Águas cristalinas na praia de  4 ilhas.

Reza a lenda que dois pescadores encontraram uma cruz na beira do mar e decidiram colocá-la no mesmo local onde acharam. Segundo os pescadores locais, depois desse evento, foram pescadas tainhas como nunca antes. Alguns pescadores todos os anos enfeitam a cruz para pedir que tenham fartura na pesca da tainha.

Em uma determinada época do inverno é comum a gente ver os pescadores caminhando na praia, cuidando para que ninguém entre no mar! Eles ficam irados, pois pode espantar os peixes.

4_ILHAS_CRUZ
Inverno Praia de 4 Ilhas.

É uma praia pequena, não chega a 1km de extensão, mas possui um mar de águas cristalinas, areais ricas em cristais de quartzo e é preservada por restinga.

No costão esquerdo da praia o mar é calmo e cristalino, ideal para o banho e a prática de mergulho livre. Aqui eu passei grande parte da minha infância. De dezembro a março eu vivia nesse paraíso. A areia da praia é branquinha e a água… gente! Na água você consegue ver os peixinhos passando pelas suas pernas. Eu, Fernanda e a Bruna fizemos muitos castelos de areia, levamos nossas Barbies para tomar sol e também torramos no sol!

Praia4ilhas2
Praia de 4 Ilhas. Paraíso!

Quando eu já era adolescente andava de banana boat, caiaque, jogava frescobol, taco e bote ou boia. No final do dia montávamos uma rede de vôlei e jogávamos até escurecer. À noite íamos a pé, pela areia mesmo, até a outra ponta da praia num bar que se chamava Submarino Amarelo, que infelizmente não existe mais. Assisti a muitos shows do Dazaranha lá! Hoje é um condomínio.

VLUU L200  / Samsung L200
Eu andando de caiaque. Praia de 4 Ilhas.

No costão direito há muitas ondas, ideal para a prática do surf. Por causa disso, 4 ilhas já ficou conhecida internacionalmente. E eu surfava lá com a minha prancha de “more bug”, Body Board! hahahaha

Detalhe: para ir surfar eu usava camiseta, para não assar a barriga, e passava tomada Hipoglos no nariz e na boca. Parecia uma palhacinha! Não me julguem, todas as crianças na época faziam isso!

surfem4ilhas
Surf, canto direito Praia de 4 Ilhas.

E tinha o “rancho do Seu Vital”! Era um galpão onde o pescador senhor Vital guardava o barco e as ferramentas de pesca dele. Por esse motivo vivia cheio de gatos e filhotes que nós, catlovers,  adorávamos brincar!!!!

Hoje, em anexo, tem o restaurante da família. Tudo uma delicia e com uma vista espetacular.

No final do ano, os moradores e turistas se reúnem para fazer o Luau de réveillon, em comemoração à virada do ano. Tem uma fogueira que é tradição, as frutas e, é claro, os fogos de artificio.  Passávamos o dia todo juntando galhos e pedaços de madeira para colocar na fogueira!

VLUU L200  / Samsung L200
Eu e meu pai há um tempinho … No fundo a famosa fogueira!

Petites, as férias chegaram e vocês querem conhecer um lugar novo? Vem para Santa Catarina conhecer esse paraíso. A Praia de 4 Ilhas te Espera!

E, se vocês já conhecem, aproveitem para voltar e curtir tudo de bom que o nosso Estado oferece.

Praia de 4Ilhas – Bombinhas/SC

Quatro Ilhas Camping e Cabanas

À Bientôt!

Gisele

11 comentários

  1. Fernanda Trein

    Gente, é verdade, tinha esquecido que a gente surfava de camiseta pra não assar a barriga! Mas em dado momento eu tinha um macacão de perninhas pra surfar e me achava A profissional! hahaha
    O luau de reveillón era lindo! O Submarino foi o início da vida social de toda uma geração!

    Vale MUITO a pena conhecer Quatro Ilhas!

    Curtido por 2 pessoas

  2. Marina

    Gente, meu Deus! Que lugar lindo. Eu não fazia ideia de que essa Praia de Quatro Ilhas existia (eu, leiga! haha). Já me falaram muito bem das praias do Sul, essa vai entrar pra minha lista pra conhecer com certeza. Morro de vontade de fazer mergulho!

    Bruna, quando puder e se quiser, dá uma passada lá no blog?
    Vou curtir sua visita 🙂 beijo! http://www.maridx.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s