ÇA VA! Nöel

Bonjour Petites!

Como você comemora o Natal? Na sua casa tem aquela festa com a família toda, o tio vestido de Papai Noel, uma ceia recheada de coisas boas, árvore de natal e pisca pisca? Na minha tem quase tudo… mas cada um comemora de um modo, e cada lugar do planeta tem um jeitinho diferente para essa fantástica festa com costumes e tradições de sua cultura.

Na Alemanha, um mês antes do Natal, os alemães fazem a Coroa do Advento e acendem uma vela a cada domingo. As crianças fazem o Calendário do Advento a partir de 1º de dezembro com 24 “bolsinhos” que indicam os dias. Dentro dos bolsos podem ter imagens, guloseimas, tarefas ou presentinhos. Os biscoitos natalinos levam o nome de Weihnachtsgebäck. A ceia no dia 24 tem comidas simples e muitas bolachinhas e no dia 25 um almoço bem caprichado. Na Alemanha se come pato.

calendario-do-advento
Calendário de Natal.

Na Áustria as pessoas montam muitos presépios e as árvores de Natal são iluminadas por velas. Músicos tocam trombetas nas torres das igrejas apara anunciar a missa do Galo.

Na Austrália alguns fazem piquenique na véspera do Natal. A ceia é variada, tem peru, presunto, pudim de ameixa, e pode ter canguru defumado, molho de brandy e merengue com nozes locais. As casas são decoradas com muitas flores e plantas.

Na Bélgica o Papai Noel é São Nicolau. No dia 4 de dezembro, ele vai a casa das pessoas para saber se as crianças se comportaram direitinho. No dia 6, ele retorna para deixar os presentes nas cestinhas somente para os bem comportados.

Na Grécia, dia 24, as crianças vão às casas das pessoas para cantar canções natalinas. No dia 25, os adultos costumam ir à igreja bem cedo. Papai Noel se chama Ágios Vasílis, mas o presente vem só na virada de ano. O prato típico é um bolo chamado Vasilopita. Dentro há uma moeda escondida e o quem for premiado terá sorte no próximo ano. Em vez de decorar as árvores, eles preferem enfeitar barcos.

Nos Estados Unidos as pessoas amam enfeitar casas e todas as outras coisas. É um dos mais iluminados do Mundo. Cada pessoa da família pendura uma meia próximo à lareira, para receber os presentes. No dia 24 há a ceia natalina, contudo os presentes só podem ser abertos no dia 25.

christmas
Árvore de Natal.

No Japão não é feriado no Natal, pois a maioria da população não é cristã. Lá do outro lado do globo depois de um dia normal, os japoneses comemoram jantando com a família no dia 25. No cardápio, frango assado e bolo de morango com creme chantili (Christmas Cake, Bolo de Natal). Papai Noel é conhecido por lá como Santa Kuroosu.

Na Itália existe a ceia do dia 24 e o almoço do dia 25.  Comida … mas muita  comida! O Papai Noel traz presentes no dia 24! Mas, no dia 6 de janeiro, a Befana, uma bruxa boa, traz presentes para as crianças bem comportadas. Para os desobedientes ela traz carvão (doce de açúcar)! hahaha

Na terra da Rainha, a Inglaterra, as crianças deixam guloseimas e um copo de leite para o Papai Noel na noite do dia  24. E, no dia 25, trocam presentes e comemoram a data. O feriado se estende até o dia 26. Eles tem um bolo típico de Natal, com frutas secas. Na véspera, os pequenos saem as ruas de porta em porta cantando músicas natalinas e pedindo dinheiro para a caridade.

As celebrações na Finlândia começam no Domingo de Advento (como na Alemanha).Também tem o Calendário do Advento. Somente no último domingo do Advento que as pessoas compram e decoram a árvore de Natal. Eles gostam de pendurar na árvore bandeiras de vários países e um enfeite de palha chamado himmeli. A primeira refeição do Natal é feita às 12h do dia 24/12. Por volta das 17h do mesmo dia, as famílias costumam ir à igreja agradecer e rezar.

Laponia–Finlandia-Natal
Natal na neve.

Em Portugal a ceia de Natal, Consoada, é feita na véspera. Os pratos típicos são bacalhau, polvo cozido com arroz, carne de porco, bolinho de jerimum, filhós (massa de pastel frita com açúcar e canela) e bolo rei (um bolo especial de frutas).No almoço do dia 25 o prato mais tradicional é o cordeiro ao forno.

Em Israel, como a maior parte da população é de judeus, no dia 25 não é feriado lá. Mas os cristãos que moram por lá fazem ceia e comemoram a data. A partir do dia 8/12 começa a celebração de Chanucá, a festa das luzes. A festa dura oito dias e, a cada anoitecer, uma criança da família acende uma vela.

Na África do Sul as pessoas vão às igrejas e lá cantam músicas natalinas. Após a missa, a ceia é servida em uma mesa cheia de parentes e amigos. Todos comem frango, carne bovina, carne de carneiro ensopada e bolinhos de massa. No dia 25 as crianças ganham brinquedos, roupas e doces de presente. No dia 26 de dezembro também é feriado na África do Sul.

Na China o Natal ainda é novo. Algumas pessoas montam árvores artificiais em suas casas, decorando-as com enfeites feitos de papel, como flores e lanterninhas. Em Hong Kong, o Natal é conhecido como Ta Chiu, uma cerimônia de renovação e paz. Uma das tradições é queimar uma lista com os nomes dos moradores da região, na esperança de que o papel chegue até o céu.

Na Espanha o presépio é o mais importante. À meia-noite  do dia 24 uma vela é acesa ao lado do Menino Jesus. As crianças só são presenteadas no dia 6 de janeiro, pois quem os entrega são três reis magos. Uma curiosidade! Em Barcelona são bonecos de personalidades fazendo cocô que decoram a cidade.

el-caganer1
Natal em Barcelona.

Na França, é comum comer patê de fígado de ganso, boudin blanc e peru assado. Como sobremesa, o doce típico é la bûche de Noël, feito de marzipã, um pastel em forma de tronco recoberto de chocolate e recheio de creme ou trufa. Os franceses mantem uma tradição de queimar uma tora de madeira da noite de Natal até a virada, para garantir uma boa colheita no próximo ano.

Na Rússia o Natal não é reconhecido oficialmente. Do dia 25 de dezembro a 5 de janeiro, é celebrado o Festival do Inverno. Os russos decoram as chamadas “Árvores de Ano Novo”. Existem um personagem parecido com o Papai Noel e uma ajudante, que chega badalando um sininho no dia do ano novo. Alguns comemoram o Natal no dia 6 de janeiro. As crianças recebem presentes no primeiro dia do ano.

Na Suíça é promovido um mergulho no lago Genebra. Muitas pessoas fantasiadas de Papai Noel e rena do nariz vermelho participam. Outra competição é para premiar o melhor “bom velhinho” do mundo. Os candidatos participam de provas como corrida de trenó e escalada de chaminé. Essas provas eu gostaria de ver!

Na Hungria a celebração começa no início do mês, quando Mikulás visita as crianças acompanhado por uma figura vestida de preto com chifres do diabo segurando uma chave feita de galhos. Os desobedientes ganham um tapinha e os bem comportados recebem um pequeno presente. Os presentes deixados sob a árvore são trazidos pelo menino Jesus. Eu choquei esses dias vendo um vídeo do natal na Hungria. As crianças tem que cantar pro tal Mikulás … mas parece que elas tem medo!!!! Mikulás Mikulás 2

mikulas
Mikulás!

Na Holanda o Natal é comemorado no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. É feito a ceia e a troca de presentes. O Papai Noel holandês chega montado em um cavalo branco, acompanhado de seu ajudante, responsável por limpar as chaminés das casas.

No México, de 16 a 24 de dezembro, são realizadas procissões que simbolizam o caminho feito pelos pais do menino Jesus. La piñata é um grande enfeite cheio de doces que fica pendurado na árvore. As crianças com os olhos vendados usam uma varinha para furar o enfeite e fazer os doces despencar.

Na Etiópia o Natal é comemorado no dia 6 de janeiro. Os etíopes fazem um jogo tradicional ligado ao Natal, o “Ko-lee“, parecido com o hóquei, com o objetivo de relembrar a aventura dos pastores na noite em que nasceu o menino Jesus.

Na Polônia a véspera de Natal é um momento de harmonia com a família. As tradições natalinas por lá tem como principal característica a construção de presépios em casas, igrejas, em praças das cidades, e nas lojas, entre outros.

Lapônia consta na história como a terra do Papai Noel. O mais interessante é que o Papai Noel da Lapônia recebe milhares de cartas por ano, de cerca de 150 países, com pedidos de presentes, principalmente brinquedos.

papainoellaponia
O bom velhinho.

Tem comemoração de Natal para todos os gostos!

Joyeux Nöel!

À Bientôt!

Gisele

2 comentários

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s