Cool Hunting: Vinícola Pericó

Olá, Divas!

Nós três somos fãs de uma biritinha – e pelos comentários no insta nossas leitoras também! Trouxemos uma Vinícola para vocês conhecerem! É a Vinícola Pericó, que produz vinhos finos de altitude.

 

Vinho é um assunto fascinante! É uma bebida viva, se você parar para pensar. E muito complexa. Como podem `somente´uvas e levedura resultarem em tantas variedades? E a influência do terroir? E as horas de frio e de sol? É incrível!

colheita icewine
Colheita das uvas maduras e congeladas para o Ice Wine

Santa Catarina não era conhecida por fazer bons vinhos, mas esta realidade está mudando e hoje temos ótimos vinhos produzidos aqui, não só da Pericó mas de outras vinícolas na Serra também.

 

Tive a oportunidade de participar de um jantar harmonizado da Pericó na SC Gourmet onde um dos sócios falou sobre sua paixão por vinhos desde a década de 80, mesmo sendo do ramo têxtil, até 2004, o início da vinícola.

(Nota: se você tiver a oportunidade de participar de um jantar harmonizado, vá. Vale muito a pena! Harmonização realmente enaltece a qualidade do vinho e do alimento ou estraga, literalmente!)

As uvas são plantadas em São Joaquim na serra catarinense, a 1300m de altitude. Isso garante amplitude térmica e é uma região relativamente seca. Talvez você conheça São Joaquim como a terra da maçã, mas acredito que isso esteja prestes a mudar!

A Pericó ficou famosa por fazer o Ice Wine – as uvas maduras são colhidas na madrugada, ainda congeladas. Resulta num vinho naturalmente licoroso. É a única que faz esse tipo de vinho no Brasil, até onde tenho conhecimento. Nem todos os anos tem produção de Ice Wine, resultando num vinho super exclusivo!

ice wine

 

 

Meus preferidos da Pericó:

 

Cave Pericó Moscatel: tem o visual bem brilhante, amarelo bem claro. O perlage (as bolhinhas) é fino e abundante. Aroma de frutas cítricas, bem fresco. A doçura é persistente e agradável. Bebida de moça fina! Se você está pensando em comprar bebida em caixa para as festas de fim de ano, recomendaria este moscatel! Pense numa taça desse espumante geladinho na beira da piscina!

Combina com doces e sobremesas, queijos de massa branca macios e azuis. Bebe-se geladinho, a 5 graus. 

 

.

perico cave moscatel

Taipa Pericó: é produzido a partir de castas francesas tintas com bastante incidência de sol, colhidas a mão. A cor é salmão claro e brilhante. O aroma remete a frutas vermelhas e um toque floral. Lembra baunilha, lembrança da passagem pelo barril de carvalho. É bem refrescante.

Combina com antepastos, frutos do mar, massas leves, saladas. Bebe-se a 5 graus.

Esse rosê levou o prêmio de melhor rosê pela Revista Gula em 2010 e na XVII Avaliação de vinhos no mesmo ano. Nada mal, hein?

taipa

Balsatino Pinot Noir: eu tenho todo um amor por Pinot Noir. É uma variedade pouco explorada no Brasil. São vinhos elegantes e o Basaltino não é diferente.É um vinho de cor rubi, brilhante. O olfato é complexo com notas de café, ameixas, blueberry e cerejas. Tem uma discreta lembrança de baunilha, da passagem pelo barril de carvalho. Eu falei que é elegante!

Combina com ovelha (cordeiro), coelho, aves e massa e risotos leves, queijos maturados. Bebe-se a 15 graus. Também é uma excelente opção para a ceia!

Prêmios: Melhor Pinot Noir do Brasil no Guia Vinhos em 2013; Primeiro lugar na categoria tintos na Expovinis 2013; Medalha de ouro no Concurso de Vinhos em Bruxelas em 2013.

balsatino

Pericó Balsato: aqui separam-se os homens dos meninos. É um assemblage (uma mistura)  de cabernet sauvignon com merlot. A cor é vermelho granada, tem aroma de especiarias e madeira. É um vinho aveludado na boca.  Para quem não tem hábito de beber esse tipo de vinho, é `forte e seco`. É maravilhoso e foi minha primeira paixão da Pericó.

Combina com carnes, de churrasco a carnes com cozimento lento, como rabada e barreado. Massas de molhos densos e queijos maturados. Sabe o jantar de dia dos namorados? Uma massa com molho bem cremoso e um bom vinho? É esse! Bebe-se a 15 graus.

Ficou no Top Five vinhos do Novo Mundo na Expovinis 2011.

basalto

Aqui em SC encontramos em vários estabelecimentos, a distribuição é muito boa e já comprei também direto da vinícola (com CPNJ, de brinde para clientes e também pro meu casamento).

Para quem não achar na sua cidade, dá para comprar pela internet na Casa do Vinho, na Vinhos & Sabores e na Sommelier Vinhos, entre outros.

Vocês já conheciam essa vinícola? Vocês gostam desse tipo de post?

Beijos!

 

 

 

 

6 comentários

  1. Fernanda Trein

    Rose, é interessantíssimo! Eu sou fascinada pela produção de vinho e cerveja! E fico muito contente que tanto a produção aqui em SC esteja de altíssima qualidade como da iniciativa do enoturismo. Bjos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s