ÇA VA! Vivez la Course!

Bonjour Petites!

Aqui na minha City, Itajaí-SC, está acontecendo, pela segunda vez, um importante evento: a regata Transat Jacques Vabre 2015.

A regata Jacques Vabre é uma competição transatlântica que se inicia em Le Havre, na França, e termina em Itajaí, no Brasil. A prova tem quase 10 mil quilômetros no mar.

logo

A prova, apontada como uma das mais difíceis da modalidade, é sempre disputada por duplas e é dividida em quatro categorias: os monocascos (IMOCA e Classe 40) e os multicascos (Multi50 e MOD70).

Como já falei para vocês, eu sou metida! hahaha Então, me voluntariei para ajudar os franceses a se comunicarem com o nosso povo Itajaiense. Muito difícil fazer esse tipo de serviço, mas estou sabendo tudo sobre barcos! Eu fico a disposição na media center, essa sala na foto abaixo.

IMG-20151108-WA0000

Gisele Jacques Vabre

O primeiro barco a chegar a Itajaí foi o Macif, na madrugada do sábado (07/11/2015).

Pensem em um barco grande!!! O trimarã, só de mastro tem 30 metros de altura (tamanho do Cristo Redentor), completou o percurso em 12 dias. E adivinhem???? A bordo do Macif, uma dupla francesa, François Gabart e Pascal Bidégorry.

Macif

O segundo barco a “estacionar” em Itajaí foi o Sodebo. Outro trimarã, que chegou por aqui no final da manhã do dia 07/11/2015, também Francês, comandado por Thomas Coville e Jean-Luc Nélias, sete horas após a chegado do MAcif.

Sodebo

Mas, nem tudo é francês. Temos brasileiros na competição, Barco Zetra, contudo, por falta de vento, nosso compatriotas estão parados em um dos pontos mais importantes do percurso, a passagem pelos Doldrums do Oceano Atlântico, próximo à Linha do Equador.

Barco zetra

Hoje à tarde, lá pelas 17h, eu estava praticando minha corrida quando avistei um outro barco chegando.

Os barcos que chegam a Itajaí, estão aportando na Marina de Itajaí, que ainda não está completamente pronta, mas está calorosamente acolhendo os competidores que aqui chegam.

Jacques Vabre 2015

Já pensou passar tantos dias assim no mar? Não deve ser nada fácil. Eu prefiro praticar minha corrida à beira-mar.

Tem sido para mim uma experiência difícil e diferente de tudo que eu já fiz. Mas o legal é conhecer esse esporte e tudo que envolve o mundo marítimo, e, claro, praticar o idioma francês.

Amanhã, domingo (15/11/2015), será realizada uma “regatinha” entre os barcos que aqui estão. Eles saem de Itajaí e vão até nossa cidade vizinha, Itapema.

Se você está aqui perto, venha apreciar esse evento ou acompanhe no site. http://www.transat-jacques-vabre.com/br

Vale a pena prestigiar o esporte.

À Bientôt!

Nota Oficial da organização da Transat Jacques Vabre 2015:

“A organização da Transat Jacques Vabre 2015 lamenta profundamente pelos atentados ocorridos na noite de quinta-feira (14) em Paris e se solidariza com os franceses e todos aqueles que, de alguma forma, foram atingidos pelos acontecimentos.

Somos gratos pela acolhida e solidariedade prestadas pelo povo brasileiro, sobretudo de Itajaí, dada aos franceses que se encontram no Brasil neste momento para participar da Transat Jacques Vabre. ”

bandeiras a meio mastro

6 comentários

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s